top of page

NUTRICINE

      O NUTRICINE como proposta educativa, pode trazer vários benefícios para os acadêmicos de nutrição em seu desenvolvimento profissional pois possibilitara uma outra visão sobre questões problemáticas e conflitantes no cotidiano da nossa atualidade e levará uma melhora em seu desenho acadêmico pois é uma forma de transformar o espaço padrão “sala/aluno” em um momento de reflexão, critica e posicionamento no ambiente lúdico e aperfeiçoado como o CINEMA. A indústria cinematográfica incansavelmente desenvolve filmes com temáticas alimentícia atingindo uma diversidade de público incalculável, fazer o acadêmico de nutrição refletir sobre esta construção é transformar profissional coeso, perspicaz, sensato, lucido e inteligente diante de problemáticas que possam vim entrelaçar sua carreira profissional. Assim, podemos destacar alguns destes benefícios, tais como: aproximar os conteúdos da atualidade dando-lhe uma visão mais ampla de mundo; desenvolver a imaginação; abrir espaço para debates e comparações com o que foi dito em aula; facilitar a compreensão de temáticas que por vezes podem ser bastante complicadas. Sem dúvida, o cinema ajudará no seu modo de organização do ensino, de mediar o conhecimento e a aprendizagem.

 

OBJETIVOS                 

  • Posicionamento profissional diante da sua realidade;

  • Compartilhamento de opiniões entre docentes;

  • Construção de uma nova lógica;

  • Postura profissional diante de diversas temáticas;

  • Auxiliá-lo a compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade;

  • Torná-lo capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos e movimentos que estão à sua volta.

 

JUSTIFICATIVA 

         

     O Cinema é um meio de comunicação que tem poder criativo, de curiosidade e pesquisa científica, pois além de divertir e entreter influencia no modo como enxergarmos o mundo. A relação entre cinema e educação, principalmente a educação escolar, faz parte da própria história do cinema e pode transformar-se numa proposta educativa, ao termo a oportunidade de focar aspectos históricos, literários e cinematográficos, de forma separada ou em conjunto. Para que isso ocorra é necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente, para que os filmes possam ser discutidos e gerem produção escrita.

 

METODOLOGIA

  1. O projeto deve ser executado a cada semestre;

  2. O discente poderá escolher dentre os filmes elencados em nexo que são devidamente conciliados ao curso de nutrição;

  3. O NUTRICINE é apresentado uma vez por semestre para cada disciplina especificas do curso de nutrição;

  4. A aplicação desta modalidade educativa pode resultar em trabalhos (Síntese, Fichamento, Relatório de Aprendizagem, Formativa resultante ao Posicionamento Profissional, Relatório de Debates e Resumos) específicos a prática realizado no momento, fica a critério do professor a aplicação de tal como ferramenta de aperfeiçoamento de aprendizagem.

 

  RECURSOS

  • CINEAGES

 

INDICAÇÕES DE FILMES

 

  • A DIETA DO PALHAÇO (Super Size Me, 2004) – Documentário.

O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

 

  • A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (Charlie and the Chocolate Factory, 1971 e 2005) – Infantil.

Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

 

  • A GRANDE NOITE (Big Night, 1996) – Comédia.

Anos 50. Dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), emigram da Itália para os Estados Unidos. Eles pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.

 

  • CHOCOLATE (Chocolat, 2000) – Comédia.

Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

 

  • COMER REZAR AMAR (Eat Pray Love, 2010) – Drama/ Romance.

Acreditando que a vida é algo mais do que ter um marido, uma casa e uma carreira, Liz Gilbert (Julia Roberts) descobre um novo apetite pela a vida nesta inspiradora história verdadeira, baseada num livro de enorme sucesso de vendas. Liz deixa Nova York decidida a passar um ano viajando pela Itália, Índia e Bali em busca da descoberta pessoal através da boa comida, da meditação e da esperança de encontrar o amor verdadeiro.

 

  • ESTÔMAGO (2008) – Drama/ Nacional.

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso.Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

 

  • HOP-REBELDES SEM PÁSCOA (Hop, 2010) – Animação.

Junior (Russell Brand) é um coelho que adora tocar bateria e sonha em fazer sucesso com a música, mas seu pai (Hugh Laurie) deseja que ele dê continuidade à tradição de tornar-se o Coelho da Páscoa, seguida há quatro mil anos. Ele tenta convencer o pai de seu sonho, mas ele não lhe dá ouvidos. Desta forma, Junior parte para Hollywood, onde acredita que poderá enfim se tornar um grande astro. Ao chegar ele é quase atropelado por Fred Lebre (James Marsden), um jovem que tem sido pressionado pela família para que enfim consiga um emprego. Após a surpresa inicial por encontrar um coelho falante, Fred aceita levá-lo até a mansão que está cuidando, enquanto o dono está viajando. Lá eles se tornam amigos, com Fred ajudando Junior a conseguir espaço no cenário musical. Enquanto isso, o pai de Junior envia as boinas rosas no encalço do filho, sem perceber que uma conspiração está sendo organizada contra si.

 

  • JULIE & JULIA (2009) – Comédia/ Drama.

Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

 

  • MAMBO CAFÉ – SERVINDO A MÁFIA (Salsa Café, 2006) – Comédia.

Mambo Café é um filme norte-americano estrelado por Thalía em 2000, produzido por Brad Wyman e dirigido por Reuben González.Orçado com baixo custo, "Mambo Café" conta a história uma família porto-riquenha residente em Nova Iorque, proprietária de um restaurante situado no bairro de Harlem ,que armam um plano mirabolante para atrair clientes para o restaurante da família.Thalia interpreta Nydia uma estudante de faculdade que finge ser rica para impressionar seu namorado de família nobre.O roteiro foi escrito por Reuben González, distribuído por Arte cinema, e tem duração de 1h 30 min.No Brasil recebeu o nome de ´´Servindo a máfia`` , e foi lançado em 2006.

 

  • NAÇÃO FAST FOOD (Fast Food Nation, 2006) – Drama.

Don Henderson (Greg Kinnear) trabalha para uma das maiores redes de fast food dos Estados Unidos. Sua mais recente criação, o sanduíche The Big One, tornou-se um sucesso de vendas e levou às alturas seu prestígio na empresa. Certo dia o chefe de Don o chama para uma conversa particular. Um amigo da universidade, ligado ao laboratório de testes com alimentos, contou que um escândalo está prestes a estourar: a carne de hambúrguer da casa está contaminada. Caberá a Don investigar o problema.

 

  • NACHO LIBRE (2006) – Comédia.

Nacho (Jack Black) foi criado em um monastério mexicano, localizado em Oaxaca. Para tentar salvar o local ele decide se inscrever em um torneio de luta livre. Porém esta atitude tem também outro motivo: o interesse de Nacho pela irmã Encarnación (Ana de la Reguera), uma bela freira mexicana que chegou recentemente ao monastério.

 

  • O ÓLEO DE LORENZO (Lorenzo's Oil, 1992) – Drama.

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

 

  • OS SEM FLORESTA ( Over the Hedge , 2006) – Animação.

A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ (Bruce Willis) revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Entretanto esta atitude desagrada o cauteloso Verne (Garry Shandling), que achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.

 

  • RATATOUILLE (2007) – Animação.

Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

 

  • SABOR DA PAIXÃO (Woman on Top, 2000) – Comédia Romântica.

Dona de um restaurante na Bahia, a vida de Isabella (Penelope Cruz) muda radicalmente quando ela descobre a traição de seu marido, Toninho (Murilo Benício). Decidida em se divorciar, ela parte para San Francisco, onde busca dar a volta por cima e assume o comando de um programa sobre culinária.

 

  • SANGUE & CHOCOLATE (Blood and Chocolate, 2007) – Terror.

Vivian é uma jovem lobisomem descendente de uma linhagem de líderes, que se apaixona por um humano ameaçando a identidade e os segredos do seu povo para sempre. Agora, ela deverá cumprir uma profecia para proteger sua espécie ou enfrentar a ira daqueles que carregam nas veias seu próprio sangue. Dos produtores de Anjos da Noite e do mestre dos efeitos especiais vencedor do Oscar por Alien.

 

  • SEM RESERVAS (No Reservations, 2007) – Comédia Romântica.

Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

 

  • SIDEWAYS – ENTRE UMAS E OUTRAS - ( Sideways, 2004) – Drama.

Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.

 

  • SIMPLESMENTE MARTHA - (Bella Martha, 2001) – Comédia.

Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparecetambém Mario (Sergio Castellito), extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas.

 

  • SWEENEY TODD - (Sweeney Todd - The Demon Barber of Fleet Street, 2007) – Musical/ Suspense.

Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

 

  • TÁ CHOVENDO HAMBÚRGUER - (Cloudy With A Chance Of Meatballs,2009) – Animação.

Flint Lockwood (Bill Hader) é um jovem cientista que sonha criar algo que faça com que seja reconhecido pela população de Boca Grande, uma pequena ilha no Atlântico. Um dia ele consegue descobrir uma forma de transformar água em comida, só que precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento. Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle da invenção e ela ruma para o céu. Para piorar, a confusão que ele cria destroi um parque de diversões, o grande trunfo do prefeito Shelbourne (Bruce Campbell) para melhorar a economia local. Flint acredita ter perdido a máquina, mas repentinamente começa a chover hambúrgueres em toda a cidade. Com o apoio de Sam Sparks (Anna Farris), uma estagiária de jornalismo que foi enviada à ilha para ser a nova "garota do tempo", Flint logo vira uma celebridade local.

 

  • TOMATES VERDES FRITOS - (Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Café, 1991) – Drama.

Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada, mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias.

 

  • AÇÚCAR VERSUS GORDURA - (Sugar vs Fat, 2014) – Documentário.

Os médicos gêmeos Chris e Xand Van Tulleken se submetem a duas dietas – alto teor de gordura e alto teor de açúcar – e relatam os efeitos surpreendentes.
Comentário: Até onde eu sei, o cara que fez a de alto teor de gordura só comeu fritura e gordura ruim, ou seja: fez bosta né.

 

  • GORDO, DOENTE E QUASE MORTO - (Fat, Sick & Nearly Dead, 2010) – Documentário.

Joe Cruz decidiu mudar radicalmente sua vida de volta e engordar doenças crônicas ser excesso de peso de 45 quilos. Durante 60 dias Joe só se alimentam de sucos de frutas e legumes para purificar o seu corpo cheio de toxinas, após anos de junk food. Na sua viagem de mudança pelos Estados Unidos conhecer pessoas que não entendem o que você faz e alguns deles vão decidir se juntar à sua nova filosofia de vida.

 

  • O ALIMENTO É IMPORTANTE - (Food Maters, 2008) – Documentário.

Você é o que você come. Esta máxima é a base do excelente documentário FoodMatters, produzido James Colquhoun e Carlo Ledesma. O filme confronta a medicinal tradicional com a ortomolecular, a medicina baseada na nutrição.Mostra quão equivocada está a nossa maneira de tratar as doenças. O filme também mostra o ciclo vicioso da agricultura extensiva, que acaba com os nutrientes do solo, formando plantas mais frágeis aos ataques de pestes, que acaba levando a aplicação de pesticidas, que as contaminam, que acabam envenenando quem as come, que se tornará mais fraco e buscará medicamentos. A perda de nutrientes pelo envelhecimento da comida através do transporte e pela própria carência de minerais do solo e o processo de cozimento dessa comida, que acaba com os elementos essenciais para a vida, contribui ainda mais para esse terrível quadro nutricional.

 

  • POR UMA VIDA MELHOR - (Away We Go, 2010) – Comédia, Drama, Romance.

Burt (John Krasinski) e Verona (Maya Rudolph)  estão animados em ter o primeiro filho em alguns meses. O casal mora no mesmo estado que os país de Burt e gostam da ideia de tê-los por perto. Porém, ao sabere que os avós do futuro bebê pretendem mudar para a Bélgica, Verona fica abalada já que perdeu os pais quando era jovem. Na busca de solucionar o problema, eles decidem vijar pelo país, conversar com amigos e descobrir qual o melhor lugar para criar o filho deles.

 

  • A CONSPIRAÇÃO DA VACA: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE - (Cowspiracy: The Sustainability Secret 2014) – Documentário.

É um documentário ambiental inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen há medida que ele revela a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje - e investiga porque as principais organizações ambientais do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição, é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte, e é o principal motor da destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de "zonas mortas" nos oceanos, e praticamente todos os outros problemas ambiental.

 

  • MUITO ALÉM DO PESO - (2012) – Documentário. 

“Muito além do peso” é um documentário brasileiro que mostra o problema da epidemia de obesidade infantil. De quem é a “culpa” por isto estar acontecendo com as crianças de norte a sul do nosso país e no mundo todo? Pais? Publicidade de alimentos? Falta de políticas públicas? Escolas? Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam.

 

  • ENGORDOU - (FED UP, 2014) – Documentário.

A indústria alimentícia americana é apresentada como despresível e desleal. Cada vez mais os estadunidenses e, sobretudo, as crianças adoecem pela má alimentação. A preocupação com o corpo e a aparência é colocada em questão e relacionada aos níveis tão altos de obesidade infantil do país. As cineasta Stephanie Soechtig e a jornalista Katie Couric mostram como as crianças podem chegar a ter vidas mais curtas do que a dos pais.

bottom of page